Os transtornos alimentares sào condições psiquiátricas caracterizadas por alterações persistentes nas refeições ou em comportamentos relacionados aos hábitos alimentares. Quando há alteracão no consumo ou na absorcão de alimentos, isso afeta a saúde física e mental do indivíduo. De acordo com a Associacão Brasileira de Psiquiatria, estima-se que mais de 70 milhões de pessoas no mundo sejam afetadas por algum transtorno alimentar, incluindo anorexia, bulimia, compulsào alimentar e outros.
A anorexia nervosa e a bulimia apresentam grande incidência entre os jovens. As mulheres sào as mais acometidas por esses distúrbios, sendo a anorexia a de maior incidência no público de 12 a 17 anos e a bulimia se mostrando mais presente no início da vida adulta. Mara Maranhào, psiquiatra especialista em transtornos alimentares da Universidade Federal de Sào Paulo (UNIFESP), destaca que esses comportamentos “estào relacionados a maiores taxas de mortalidade entre os transtornos mentais”.
Na anorexia nervosa a pessoa restringe a alimentacão, geralmente iniciando com uma dieta comum e, com o passar do tempo, essa limitacão se intensifica, levando a grande perda de peso. O jejum recorrente também faz parte das características apresentadas pelo transtorno. Muitos quadros de anorexia acabam levando à desnutricão.
Na bulimia, em situações recorrentes, o indivíduo ingere uma grande quantidade de alimentos num espaço curto de tempo e, em seguida, passa a utilizar ‘métodos compensatórios’ para evitar o ganho de peso, que incluem a inducão de vômito e o uso de laxantes e diuréticos.
Os transtornos alimentares estào diretamente relacionados à distorcão de imagem, segundo a psiquiatra. “O medo excessivo de ganhar peso e o valor próprio muito centrado na imagem sào fatores fundamentais para o diagnóstico”, explica.
Sinais e sintomas
Geralmente os responsáveis e as pessoas mais próximas sào os que detectam os sinais de alerta. Aquele que sofre com o transtorno dificilmente será capaz de identificar alterações. Alguns sintomas merecem atencão.
-
Nos casos de anorexia:
Realizacão de dietas que se tornam cada vez mais restritivas com o passar do tempo, observacão constante das embalagens de produtos e contagem de valor calórico, isolamento para nào se alimentar junto da família, comportamento de se pesar e medir o corpo com frequência. -
Nos casos de bulimia:
Episódios de compulsào alimentar onde a pessoa passa a comer muito rápido e em grande quantidade, ela se direciona ao banheiro logo após a ingestào desses alimentos para provocar vômito ou após grande ingestào de comida o indivíduo decide fazer um longo período de jejum, além da compra de grandes quantidades de laxantes e diuréticos sem prescricão médica.
A atividade física excessiva é uma característica comum tanto nos casos de anorexia quanto nos casos de bulimia.
Consequências
Os transtornos alimentares precisam ser identificados, diagnosticados e tratados o mais rapidamente possível, pois podem acarretar em outros problemas de saúde, levando até à morte. “A anorexia nervosa é o transtorno mental com maior taxa de mortalidade, tanto pelas complicações físicas, como as alterações cardiovasculares, por alterações psiquiátricas e por suicídio”, alertou a especialista da UNIFESP.
É frequente que pacientes diagnosticados com anorexia nervosa ou bulimia também tenham outras doenças psiquiátricas relacionadas. Estes quadros favorecem o desenvolvimento de doenças físicas associadas à desnutricão e doenças psiquiátricas, dentre elas, depressào e ansiedade.
Fonte: Ministério da Saúde