O município de Cascavel registrou a primeira morte por chikungunya. A vítima é um idoso de 71 anos. Ele morreu no dia 30 de março. O início dos sintomas aconteceu no dia 9 do mesmo mês. Ele foi internado na Unidade de Pronto Atendimento e morreu cinco dias após ser internado. O idoso tinha hipertensão, diabete, asma e hiperuricemia. Até agora foram registradas duas mortes no Paraná por Chikungunya. A primeira morte foi registrada emItaipulândia, também no Oeste do Paraná.
O mosquito Aedes aegypti também é responsável, além da dengue, pela transmissão do vírus Zika e vírus Chikungunya. Durante este período não houve registro de casos confirmados de zika. Já o panorama de chikungunya no Paraná revela 1.395 notificações, 187 casos confirmados da doença, sendo49 importados e 116 autóctones.
A Sesa tem realizado várias ações e investimentos para o enfrentamento das doenças, além de manter o acompanhamento de toda a evolução do período epidemiológico e a promoção da conscientização da população no Estado.
“Reforçamos que os cuidados devem continuar, com a contribuição da população para evitar a proliferação do mosquito. Nossas equipes não medem esforços para o controle dessas doenças”, alertou o secretário de Estado daSaúde, Beto Preto.
Desde o início do ano, a pasta promoveu pelo menos cinco capacitações voltadas ao manejo clínico de dengue e chikungunya, com a participação de mais de 1,5 mil profissionais de saúde, abrangendo as 22 Regionais de Saúde do Paraná.
Fonte: Prefeitura de Cascavel e Sesa Pr